Local do nascimento: o que é preciso para ser seguro

CAMPANHA PELO NASCIMENTO SEGURO

O local do nascimento exige pré-requisitos de segurança: materiais e equipamentos adequados; equipe treinada, experiente e com formação reconhecida para o atendimento da mãe e do bebê; e capacidade de resolução imediata das situações de emergência relacionadas à mãe e ao bebê.

O trabalho de parto exige monitorização cuidadosa do bem estar da mãe e do feto. Mesmo nas gestações em que não é identificado nenhum problema, situações de emergência podem ocorrer, exigindo intervenção imediata, pois pode haver prejuízo tanto a mãe quanto para o bebê. Sabe-se que a maioria dos bebês nasce bem; entretanto, manobras de reanimação podem ser necessárias de maneira inesperada.

Um importante estudo publicado em 2010 comparou os resultados dos partos hospitalares e domiciliares, e concluiu que, quando comparado com o parto hospitalar, o parto no domicílio duplica as mortes dos recém-nascidos, sendo que, ao excluir os recém-nascidos com malformações, a mortalidade neonatal praticamente quadriplica (Wax JR et al. Am J Obstet Gynecol 2010; 203: 243).

ASSISTA O VÍDEO DA CAMPANHA, CLIQUE AQUI.

Leia mais: