Treinamento da equipe: benefícios para o bebê

CAMPANHA PELO NASCIMENTO SEGURO

O nascimento é um momento muito importante para a vida da criança. Por isso, é fundamental que o bebê seja atendido por profissionais com conhecimento, treinamento, habilidade e experiência em reanimação neonatal, mesmo quando nenhum problema é identificado na gestação. A atuação coordenada da equipe confere qualidade ao atendimento e segurança para o bebê. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a presença do Pediatra em todo nascimento.

Ao nascimento, cerca de 1 em cada 10 recém-nascidos necessita ajuda para iniciar a respiração efetiva; 1 em cada 100 precisa de intubação traqueal; e 1 a 2 em cada 1.000 requer intubação acompanhada de massagem cardíaca e/ou medicações.

Estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 300.000 crianças necessitem de ajuda para iniciar e manter a respiração ao nascer. Quanto maior a demora em iniciar a reanimação, mais difícil esta se torna e mais elevado é o risco de lesão cerebral.

As práticas internacionais da reanimação em sala de parto baseiam-se nos documentos publicados e atualizados a cada 5 anos pelo International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR). O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria vem atuando, desde 1994, na capacitação de profissionais de saúde com base nessas diretrizes. Em Santa Catarina, a entidade responsável pela difusão deste Programa é a Sociedade Catarinense de Pediatria.

A monitorização rigorosa do trabalho de parto, a assistência adequada ao parto e a reanimação do recém-nascido ao nascer por profissionais capacitados são importantes estratégias para diminuir a mortalidade infantil. Estima-se que o atendimento ao parto por profissionais de saúde habilitados possa reduzir em 20 a 30% as taxas de mortalidade neonatal, enquanto o emprego das técnicas de reanimação resulte em diminuição adicional de 5 a 20% nessas taxas, levando à redução de até 45% das mortes neonatais por asfixia.

ASSISTA O VÍDEO DA CAMPANHA, CLIQUE AQUI.

Leia mais: