Nossa História

Os pediatras catarinenses sempre estiveram envolvidos e muito próximos da vida associativa dos médicos de Santa Catarina, participando tanto da precursora Sociedade Catarinense de Medicina quanto da atual Associação Catarinense de Medicina, destacando-se em ambas por assumirem cargos de diretoria, incluindo vários deles com mandatos presidenciais.

A Sociedade Catarinense de Pediatria – sua primeira passagem de Século …

O desejo associativo, a força da união política, o desejo em progredir, a visão de futuro, a necessidade de atualização científica, entre outros sentimentos, levaram os pediatras catarinenses a fundarem, em 1965, o Departamento de Pediatria e Puericultura da Associação Catarinense de Medicina.

O prestígio do Departamento fez-se sentir quando da realização em Florianópolis, entre 12 e 18 de setembro de 1965 da Semana Nestlé de Atualização em Pediatria com a participação de professores de renome nacional e dos professores locais Nei Perrone Mund, Murillo Ronald Capella, Álvaro José de Oliveira e Nelson Grisard, que discutiram temas como: complicações cirúrgicas da ascaridíase, desidratação e complicações respiratórias do sarampo!

O sentimento de progresso cientificamente, levou o então e pioneiro Departamento de Pediatria e Puericultura a criar a Jornada Catarinense de Pediatria , as JOCAPED’s de saudosa memória…

Essas Jornadas, eram realizadas a cada dois anos e tinham três características que as tornaram importantes e originais: 1 – Nunca ser realizadas em Florianópolis; 2 – Ser a conferência de abertura com temas de cunho comunitário e abertas ao grande público, destacando-se a partcipação de membros do judiciário e, 3 – Ter a participação de pediatras de todo o estado apresentando conferências e temas livres, estes realizados em suas cidades.

As JOCAPED’s alcançaram grande êxito, tanto científico quanto associativo, promovendo a pediatria e os pediatras catarinenses. Várias foram as edições das Jornadas e a primeira delas realizou-se em Criciúma em novembro de 1970, tendo havido edições das mesmas em Lages, Joaçaba, Tubarão e Joinville.

Em 26 de junho de 1979, Ano Internacional da Criança, o pioneirismo dos pediatras catarinenses sentiu a necessidade de crescimento e independência do seu Departamento e pugnaram por transformá-lo em Sociedade Catarinense de Pediatria mas sem desligá-la da ACM, da qual tornou-se o seu Departamento Científico para assuntos da infância e da adolescência.

A Sociedade Catarinense de Pediatria foi solenemente instalada aos 24 de agosto de 1979, sendo escolhido orador para a conferência inaugural o Professor José Martins Filho, professor titular de pediatria da Unicamp, pesquisador e autor de trabalhos sobre o tema, o qual versou sobre o “Aleitamento Materno”, proposital e estrategicamente escolhido, como parte da campanha da classe pediátrica em prol do estímulo ao aleitamento, que a própria Sociedade Brasileira de Pediatria, há 3 ou 4 anos vinha promovendo.

A sessão de instalação da nova entidade foi muito concorrida, realizada no auditório da sede da CELESC (hoje Palácio Santa Catarina, sede do Governo estadual) sendo abrilhantada por uma seleta audiência de médicos, familiares e autoridades médicas e civis, além do público geral.

Na ocasião foi empossada sua primeira diretoria eleita, a qual ficou assim constituída: Nelson Grisard – Presidente; Ivanete Andrade Meyer – Vice-presidente; Newton Djalma do Vale Pereira – Secretário geral; Defendente Debiase – 1º Secretário; Lincoln Virmond Abreu – Tesoureiro geral; Waldemar Barbosa – 1º Tesoureiro e Álvaro José de Oliveira – Diretor Científico (todos de Florianópolis). Na ocasião foi empossado também o Conselho Fiscal, assim constituído: Mário Machado (Florianópolis), Jeser Amarante Faria (Joinville), Geraldo Althoff (Tubarão), Edemar Eduardo Winkler (Blumenau), José Geraldo Simões Flório (Balneário Camboriú) e Haley Cruz (Florianópolis).

A nova SCP continuou a realizar as JOCAPED’s com a mesma filosofia e o mesmo sucesso, sendo elas depois substituídas por reuniões regionais patrocinadas pela SBP, mas sem aquelas saudáveis características regionais, havendo ainda um forte sentimento de saudade das JOCAPED’s entre pediatras da “velha guarda”!

Em 27 de setembro de 1994, por ocasião do 15o aniversário da SCP, realizou-se o Curso Nestlé de Atualização em Pediatria, em Blumenau, com grande êxito. Vários e de variadas especialidades pediátricas foram os congressos regionais e nacionais aqui realizados sob a coordenação da SCP.

Vários de seus diretores fizeram e fazem parte dos conselhos da SBP, destacando-se o Conselheiro Dr. Nelson Grisard, membro eleito do Conselho Acadêmico da Sociedade Brasileira de Pediatria. Relevância deve ser dada ao pediatra Dr. Geraldo Althoff, de Tubarão, hoje Senador da República com destacada atuação.

As ações da SCP têm se estendido também ao nível social, tendo havido nos últimos 10 anos grande parceria com órgãos oficiais da saúde pública, objetivando melhorar a atenção às crianças.

Prof. Dr. Nelson Grisard

 

VEJA A GALERIA DE EX-DIRETORES