O Atendimento do Bebê

CAMPANHA PELO NASCIMENTO SEGURO

Embora o parto represente uma mudança brusca de ambiente para o bebê, em geral ele se adapta com facilidade à transição da vida intra para a extra-uterina.

Logo após o nascimento, o bebê é colocado no colo da mãe, em contato pele a pele, para mantê-lo aquecido. O pediatra seca a cabeça e o corpo do bebê e avalia sua respiração e frequência cardíaca.

Se o bebê estiver bem, é mantido junto com a mãe e o clampeamento do cordão umbilical é feito 1 a 3 minutos após o nascimento. Quando o bebê completa 1 e 5 minutos de vida recebe uma nota que varia de 0 a 10, denominada Índice de Apgar, que traduz suas condições de nascimento.

Se o bebê necessitar de ajuda para começar a respirar, é levado imediatamente para o berço aquecido, onde recebe a assistência pediátrica de acordo com a necessidade. Assim que estiver bem é colocado no colo da mãe.

Medidas como aspiração de vias aéreas (boca e narinas) são realizadas somente se houver excesso de secreção, prejudicando a respiração. A aspiração do estômago não é mais recomendada como procedimento de rotina.

A seguir o pediatra examina o bebê e são realizados os procedimentos de rotina de sala de parto (pesagem, medida do perímetro cefálico e do comprimento, aplicação de colírio para prevenir a conjuntivite gonocócica, administração de vitamina K para prevenir sangramento grave, e identificação com pulseira contendo o nome da mãe).
A primeira mamada deve acontecer na primeira hora de vida.

Assim que o parto estiver concluído, o bebê saudável é encaminhado com a mãe ao alojamento conjunto.

ASSISTA O VÍDEO DA CAMPANHA, CLIQUE AQUI.

Leia mais: