Dia do Pediatra e de luta

Nilza Medeiros Perin
Pediatra Gastroenterologista
Presidente da SCP – Associação Catarinense de Pediatria

Dos inúmeros dias especiais do calendário, a data de 27 de julho merece ainda mais atenção dos brasileiros de todas as idades. O Dia do Pediatra é uma homenagem ao médico que faz parte dos cuidados daqueles que hoje são crianças e adolescentes, mas também já esteve presente na linha do tempo dos atuais adultos, que certamente passaram pelos consultórios desse especialista. A assistência pelas mãos do pediatra é direito inalienável e deveria ser assegurado por estados e municípios, garantindo a saúde dos cidadãos do presente e do futuro, com um acompanhamento dos pacientes antes mesmo do nascimento, no crescimento e no desenvolvimento de todas as fases da vida.
Diante de tamanha importância, a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) atua para a indispensável valorização desses profissionais, que enfrentam grandes desafios, refletindo o cenário do imenso país, das crises nacionais e das transformações da medicina. Isso inclui não apenas a falta de estrutura adequada de trabalho, mas também a busca pelas condições básicas e dignas ao atendimento dos pacientes, desde a garantia do pediatra nos postos de saúde e serviços de atenção primária, até emergências com maior capacidade, leitos clínicos e de UTI para internação.
Enquanto isso não acontece, pediatras, pais, avós e responsáveis testemunham cenas inaceitáveis, que se transformam em matérias nos jornais, audiências públicas, denúncias, protestos, angústia e sentimento de impotência diante dos casos mais graves. O certo é que uma nação que não cuida hoje de suas crianças não pode projetar um amanhã melhor. E não resta dúvida de que a assistência à saúde é o alicerce de todos os outros direitos que nos definem como seres humanos e como civilização.
Temos consciência de que melhor seria se este dia pudesse ser apenas para falar da paixão pela Pediatria, das alegrias de ver uma criança nascer e crescer forte, da emoção de pais que veem salvos os seus filhos amados. Mas o momento exige nosso posicionamento e respostas dos nossos governantes, para que medidas concretas sejam tomadas, com a urgência que as dificuldades impõem na proteção da infância. Até lá, o Dia do Pediatra vai ser de homenagem, mas também de luta, sempre confiando na conquista de um novo tempo, mais saudável e mais feliz para as nossas crianças.