“Apoie a amamentação e Faça a diferença para mães e pais que trabalham”!
Esse é o slogan proposto para a comemoração, entre 1 e 7 de agosto, da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2023.
É sabido que o retorno da mulher ao trabalho ou aos estudos impõe desafios à amamentação.
Os pediatras têm papel vital na orientação alimentar da criança pequena, já que os benefícios da amamentação perduram além da infância. Assim, eles precisam oferecer informações precisas às mães, sobre a manutenção da lactação, as estratégias para extrair e armazenar o leite materno e o gerenciamento dos horários de mamadas, na volta às atividades laborais.
Há necessidade de que ofereçam apoio prático, para que as nutrizes possam enfrentar os desafios e obstáculos encontrados durante essa jornada de amamentação.
Também, precisam conhecer e abordar a legislação específica, para que as mães trabalhadoras ou estudantes, bem orientadas, continuem a amamentar com sucesso.
A criação de locais de trabalho e creches favoráveis às nutrizes, com horários flexíveis e espaços designados para amamentação ou extração láctea, é essencial.
Também é imperativo envolver os pais, as famílias, as comunidades e os governos nesses esforços, já que prática do aleitamento materno é influenciada por contextos socioculturais e econômicos.
A licença maternidade melhora o bem-estar das mulheres e a saúde das crianças, além de ter impacto positivo na economia, por maior produtividade, diminuição do absenteísmo e dos custos para o sistema de saúde.
Pediatra: Apoie essa ideia!
Texto elaborado pela Dra. Maria Beatriz Reinert do Nascimento, presidente do DC de Aleitamento Materno da SCP