Setembro Dourado: Conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Setembro é o mês escolhido para intensificar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, representado mundialmente pelo símbolo do LAÇO DOURADO.

Conforme dados publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é de 8.460 novos casos de câncer em crianças e adolescentes para o triênio 2020-2022. Entre os tipos de câncer, os mais frequentes nessa faixa etária estão as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas.

No Brasil, assim como nos países desenvolvidos, o câncer representa a primeira causa de óbito por doença, entre as crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de idade. O pediatra tem papel essencial na suspeita do diagnóstico do câncer, bem como no encaminhamento precoce para os centros de referência oncológicos pediátricos.

É importante que o pediatra tenha ciência que os sinais e sintomas do câncer em crianças são geralmente inespecíficos e que não raras vezes, a criança ou o adolescente podem ter o seu estado geral de saúde ainda não comprometido no início da doença.

Para saber mais sobre o tema, bem como conhecer os principais sinais e sintomas de alerta para o câncer infantojuvenil acesse a NOTA e Documento Científico elaborado pela presidente do Departamento de Oncologia da SCP, Dra. Denise Bousfield da Silva.