Dia 18 – Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao diagnóstico precoce do Retinoblastoma

O 18 de setembro, é o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma , que é a neoplasia maligna intraocular mais comum em crianças, sendo responsável por 10 a 15% dos cânceres que ocorrem no primeiro ano de vida.
Infelizmente, em países em desenvolvimento, a falha em reconhecer os sinais e sintomas é responsável pelo diagnóstico tardio, com doença em estádios mais avançados, comprometendo assim, a taxa de sobrevida.
A apresentação clínica mais comum do retinoblastoma é a leucocoria (reflexo ocular branco), ou sinal do “olho do gato”. A parte central da pupila apresenta-se branca, ao invés do reflexo normal vermelho.
Outros sinais que podem estar presentes são estrabismo, eritema conjuntival, diminuição da acuidade visual, glaucoma, hemorragia vítrea (causando um reflexo de luz escura em vez de luz branca), hifema (sangramento na câmara frontal) na ausência de trauma, anisocoria (pupilas de tamanhos desiguais), nistagmo, celulite orbitária e heterocromia (olhos com cores diferentes).

Para saber mais sobre o assunto, confira a NOTA e o DOCUMENTO CIENTÍFICO elaborados pela Dra. Denise Bousfield da Silva, presidente do DC de Oncologia da SCP.