Dia 17/09 – Dia mundial do doador de medula óssea

Dia mundial do doador de medula óssea
Sábado, 17 de setembro

No terceiro sábado do mês de setembro se comemora o Dia Mundial do doador de medula óssea. A data foi criada em 2015 pela World Marrow Donor Association (WMDA), e é comemorada anualmente todo terceiro sábado do mês de setembro. Esta associação mundial reúne os registros de doadores de células tronco do sangue, da medula e sangue do cordão umbilical, e reforça a urgência dos pacientes que aguardam na fila de espera por um transplante.

Entre as ações para marcar a data, é fundamental reforçar a população que realize seu cadastro voluntário e mantenha seus dados pessoais atualizados junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

As indicações para Transplante de Célula Tronco Hematopoiética (TCTH) em pediatria são para neoplasias hematológicas (leucemias e linfomas), aplasia de medula óssea, imunodeficiências congênitas, hemoglobinopatias, mielodisplasias, erros inatos do metabolismo, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.

Texto elaborado pela Dra. Denise Bousfield da Silva, presidente do DC de Oncologia da SCP