A paralisia cerebral é um grupo de distúrbios do movimento e/ou postura e da função motora, permanentes, mas não imutáveis, que ocorrem devido a uma interferência não progressiva, lesão ou má formação do cérebro. Além das alterações motoras, geralmente há disfunção sensorial, cognitiva, de percepção, comunicação e comportamental.
A maioria das crianças com paralisia cerebral apresentará complicações relacionadas à disfunção orofaríngea (disfagia) e gastrintestinal (refluxo gastroesofageano, gastroparesia, dismotilidade intestinal e constipação), resultando em distúrbios nutricionais como a desnutrição calórico-protéica e a carência de micronutrientes.
A terapia nutricional é um dos alicerces terapêuticos, visando a melhora da qualidade de vida da criança com paralisia cerebral e de sua família.
Para saber mais sobre TERAPIA NUTRICIONAL DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL, acesse no site www.scp.org.br, na área destinada aos associados o DOCUMENTO CIENTÍFICO elaborado pela Dra. Mônica Lisboa Chang Wayhs, Presidente do DC de Suporte Nutricional da SCP e pela Dra. Ana Paula Aragão, Presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SCP.