Diagnóstico precoce do retinoblastoma “DE OLHO NOS OLHINHOS”

O retinoblastoma é a neoplasia maligna intraocular mais comum em crianças, sendo responsável por 10 a 15% dos cânceres que ocorrem no primeiro ano de vida. O prognóstico depende essencialmente da extensão da doença ao diagnóstico. Assim, o principal fator de mau prognóstico para doença é o diagnóstico tardio. Os tumores intraoculares em estádio inicial são curáveis em mais de 90% dos casos, grande parte deles com preservação da visão.

No Brasil, a Lei nº 12.637 de 14 de maio de 2012, instituiu 18 de setembro o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.

No dia 16/09/2023 o Departamento Científico (DC) de Oncologia Pediátrica da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) e Diretoria da SCP em parceria com a UNISUL, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) participaram de Campanha educativa visando diagnóstico precoce do retinoblastoma denominada “DE OLHO NOS OLHINHOS”, que também ocorreu em diversas cidades do Brasil.

O evento foi realizado na Policlínica Municipal de Palhoça – UNISUL e contou com as presenças da presidente da SCP, Dra Nilza Perin, da oncologista Dra Denise Bousfield da Silva, presidente do DC de Oncologia da SCP e professora da UFSC, da oncologista do HIJG, Dra Tatiana E.J. B. Costa, de cinco oftalmologistas, Dra Sílvia Vieira dos Santos (coordenadora), Dra Mariela R. D. Ghem, Dra Amanda G. Oliveira, Dra Thaís C. dos S. Surgik e Dr Daniel Zanatta, além da enfermeira Camila B. Bagio (coordenadora da UNISUL), de funcionários e acadêmicos voluntários do curso de graduação em medicina, de enfermagem e de medicina veterinária da UNISUL.

Foram atendidas 68 crianças (acolhimento, triagem de enfermagem, consulta e avaliação oftalmológica) e realizadas ações educativas pelas oncologistas para os pais/responsáveis, além de atividades recreativas e práticas assistidas por cães para as crianças.

Adicionalmente foram realizadas atividades educativas em relação ao diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil pelo Setembro Dourado.