Realizada a VII Jornada Catarinense de Oncohematologia Pediátrica

arvoreNos dias 19 e 20 de abril de 2018 o Departamento Científico de Oncohematologia da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) e o Serviço de Oncohematologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão organizaram a VII Jornada Catarinense de Oncohematologia Pediátrica, que foi sediada no Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti/HIJG.
A Jornada foi presidida pela Dra Denise Bousfield da Silva, e contou com aproximadamente 150 participantes. Neste evento científico foi abordado a importância do diagnóstico precoce do câncer na criança e no adolescente, bem como temas relevantes nesta área de atuação, visando a troca de experiências e a capacitação do pediatra.
Nesta Jornada contamos com a presença do Dr Lincoln Virmond de Abreu, pioneiro no Estado de Santa Catarina nesta área de atuação, além de toda equipe multiprofissional, fundamental para atenção integral ao paciente/família. Diversos outros oncohematolologistas que atuam no Estado de Santa Catarina participaram como palestrantes, bem como a Dra Mariana Bohns Michalowski, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, que abordou o tema “Prevenindo na infância o câncer na idade adulta”.
Neste contexto, a SCP alerta o pediatra para sua responsabilidade na orientação dos pais, bem como das crianças e dos adolescentes sobre a importância da manutenção de hábitos saudáveis, visando reduzir a interação da predisposição/susceptibilidade genética com os fatores ambientais que induzem o desencadeamento do câncer na idade adulta.

Médicos palestrantes na Jornada que atuam nos diversos Serviços de Oncohematologia no Estado de Santa Catarina:
– Blumenau: Geisa Graziela Perez, Marcela de Moraes Barros e Sousa

– Chapecó: Patrícia Carla de Lima

– Criciúma: Adalisa Reinke

– Florianópolis: Ana Paula Aragão, Ana Paula F. F. Winneschhoffer, Amanda Ibagy, Daniel Santos Sousa, Daniel Faraco Neto, Denise Bousfield da Silva, Denise Lima, Imaruí Costa, Ivy Parise, Joyce Lisboa Freitas, Juliana S. Dacoregio, Lizana Arend, Mariana Lima, Mariana Parreiras, Marilza Leal Nascimento, Rodrigo Ozelame, Sandra Mara Teodósio, Tatiana E. B. Costa e Walberto Souza Júnior

– Joinville: Hugo Martins de Oliveira, Mariana Parizotto Moraes, Patrícia Brandalise, Túlio Malburg

foto01

Mesa de abertura da Jornada: Dra Denise Bousfield da Silva (Presidente da Jornada), Dra Gisele R. de Luca (Gerente Técnica do HIJG), Dr Guilherme Genovez (Superintendente da SES/SC), Dr Walberto Souza Júnior (Representante do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti/HIJG)

foto02

Mesa de abertura da Jornada: Dr Edson Carvalho de Souza (presidente da SCP), Dr Lincoln Virmond de Abreu (médico pioneiro no Estado de Santa Catarina na área de Oncohematologia Pediátrica), Marta Regina Bauer Barbosa (Gerente de Enfermagem do HIJG), Gertrudes da Luz Gomes (Presidente da Associação de Voluntários da Saúde do HIJG)

foto03

Discurso de abertura da VII Jornada Catarinense de Oncohematologia Pediátrica, proferido pela Dra Denise Bousfield da Silva, presidente do evento

foto04

VII Jornada Catarinense de Oncohematologia Pediátrica sediada no auditório do Hospital Infantil Joana de Gusmão, nos dias 19 e 20 de abril de 2018

foto05

Palestrantes e alguns participantes da VII Jornada Catarinense de Oncohematologia Pediátrica

foto06

Oncohematologistas atuantes em diversos Serviços no Estado de Santa Catarina

foto07

Palestrante, Dra Mariana Bohns Michalowski, do Hospital das Clínica