Prevenção e Manejo Nutrológico da Obesidade Infantil

A obesidade infantil é uma doença multifatorial que teve um aumento de mais de oito vezes nos últimos 40 anos. A Organização Mundial de Saúde descreve a obesidade infantil como “um dos problemas de saúde pública mais sérios do século 21”.
Os custos de saúde com a obesidade infantil estão relacionados com suas comorbidades em longo prazo como intolerância a glicose, doença gordurosa não alcoólica do fígado, dislipidemia e hipertensão arterial. Além disso, a obesidade tende a persistir na idade adulta. Estima-se que 80% das crianças  com obesidade grave aos dois anos de idade terá obesidade na vida adulta.

Como os efeitos dos tratamentos existentes, incluindo educação, orientação alimentar, exercícios e tratamento medicamentoso ainda são  insatisfatórios em longo prazo, a prevenção é a prioridade.

Para saber mais sobre o assunto, acesse no site na área exclusiva para associados o DOCUMENTO CIENTÍFICO sobre a prevenção e manejo nutrológico da obesidade elaborado pela Dra. Ana Paula Aragão,  presidente do DC de Nutrologia da SCP.