Presidente da SBP visita pediatras catarinenses

visita-presidente-sbp-2016-foto01

Diretores e presidente da SCP, Edson Carvalho de Souza, receberam a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, na sede da entidade, na capital catarinense.

A Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP, Luciana Rodrigues Silva veio a Florianópolis (SC) para as comemorações dos 50 anos da Residência em Pediatria do Hospital Infantil Joana de Gusmão – HIJG, no último dia 25 de novembro, quando ministrou palestra sobre o tema “A importância de ser Pediatra”. Na véspera do evento, a dirigente da entidade nacional reuniu-se com a Diretoria da Sociedade Catarinense de Pediatria – SCP e pediatras do estado, num verdadeiro debate de ideias e intercâmbio de informações, em prol da assistência à saúde das crianças e adolescentes brasileiros.

Segundo Luciana Rodrigues Silva, o HIJG é um hospital com grande importância para a especialidade, porque possibilita a formação em Pediatria para médicos do Brasil inteiro, constituindo-se num verdadeiro centro de referência nacional e internacional. “Por conta disso, eu fiquei muito contente quando recebi o convite para estar presente na comemoração de uma ocasião tão especial”. O objetivo da dirigente nas suas viagens pelo país é estreitar a relação junto às afiliadas. “Sabemos que a força criativa das regionais estaduais é de extrema valia e vai alimentar a SBP também, porque uma depende da outra. Nós precisamos da força construtiva dos profissionais e lideranças da especialidade. Isso se faz ouvindo os membros da diretoria e os pediatras, para conhecer suas peculiaridades e necessidades. Afinal, todos nós queremos que o profissional seja valorizado em todos os estados do país”.

A presidente da SBP aproveitou a ocasião para explicar que a entidade tem vários planos de ação para valorizar o pediatra. O primeiro passo será o lançamento da campanha “Eu pediatra – cuidando do futuro do Brasil”, que será desenvolvida durante toda a atual gestão (2016-2018). “A ação visa escutar mais os pediatras, ampliar as informações e o conhecimento, através dos departamentos científicos. Além disso, queremos melhorar e ampliar as atividades nos congressos e nos simpósios científicos, transferindo conhecimento e promovendo educação a distância. Pretendemos também lutar para garantir que o pediatra esteja em todas as equipes médicas que assistem à criança. Estivemos em Brasília, com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para mostrar a importância de ter um pediatra no posto, no ambulatório e no hospital. Também precisamos aumentar o número de leitos para crianças e adolescentes no hospitais do país, assim como os leitos em Unidades de Tratamento Intensivo – UTIs, para essa faixa etária”.

Ao encerrar sua visita à sede da SCP, a presidente da entidade nacional elogiou Florianópolis e o fato de Santa Catarina ter uma Sociedade atuante, onde todos desejam colaborar com o crescimento da Pediatria. “É muito gratificante para nós, porque é exatamente esta missão que temos na vida associativa: criar e compartilhar o conhecimento para melhorar a assistência dos nossos pacientes”.

visita-presidente-sbp-2016-foto02-png
O encontro foi uma verdadeira troca de ideias, integrando Ainda mais a SCP e a SBP