Nota de Alerta: Poliomielite

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa aguda, que pode infectar crianças e adultos por contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de doentes, podendo desenvolver quadros de paralisia.
Apesar de considerada erradicada das Américas desde 1994, a progressiva queda nas coberturas vacinais desde 2015 torna iminente a real reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil.
A estratégia preconizada para impedir a disseminação da poliomielite, além de manter elevadas coberturas vacinais, consiste em manter vigilância ativa das Paralisias Flácidas Agudas (PFA), através da notificação e investigação de todos os casos de PFA em menores de 15 anos independente da hipótese diagnóstica.
Você sabe o que fazer diante de um caso de suspeita de Paralisia Flácida Aguda? Passe para o lado e confira os passos de como agir diante desses casos.
Com objetivo de alertar os pediatras catarinenses sobre esse importante tema, a Sociedade Catariense de Pediatria publicou hoje uma NOTA sobre o tema, elaborada pelo Dr. Marcos Paulo Guchert, presidente do DC de Infectologia da SCP e pela Dra. Sônia Maria de Faria, presidente do DC de Imunizações da SCP.