Perguntas e Respostas com Orientações a Respeito da Infecção em Crianças pelo Coronavírus-2019 (conhecido como COVID-19)

Departamento de Infectologia Pediátrica da Sociedade Catarinense de Pediatria
Dr. Aroldo Prohmann de Carvalho
Dra. Sônia Maria de Faria
Dr. Marcos Paulo Guchert

Pergunta: Qual é o risco de uma criança ficar doente com o COVID-19?
Resposta: Com base nas evidências científicas atuais disponíveis, as infecções pelo COVID-19 parecem afetar as crianças com menos frequência e menos gravidade do que em adultos. Um estudo recente, publicado no início de março de 2020, sugere que as crianças são tão propensas a se infectarem quanto os adultos, mas apresentam menos
sintomas ou risco de desenvolver doença grave.

Pergunta: Por que as crianças seriam afetadas com menos frequência?
Resposta: Isso poderia ocorrer porque as crianças são menos expostas às principais fontes de transmissão. Como a maioria das crianças infectadas não apresenta sintomas ou os sintomas são menos graves, os testes diagnósticos não são realizados em muitos casos, fazendo com que o número real de crianças infectadas seja subestimado. A  importância das crianças na cadeia de transmissão do vírus permanece incerta.

Pergunta: Quem transmite a infecção para a criança?
Resposta: A maioria das crianças infectadas pelo COVID-19, segundo os dados atuais, tem um contato familiar com diagnóstico da infecção. Das crianças infectadas na China, em 82% dos casos foi comprovado contato domiciliar. As crianças provavelmente não constituem um reservatório importante do vírus.

Pergunta: Quanto tempo pode levar desde o momento que o COVID-19 é transmitido de uma pessoa para outra até aparecerem os sintomas?
Resposta: O chamado período de incubação é de 5 a 6 dias. Em um estudo com 183 casos da doença na China, com período de exposição e o início dos sintomas bem definidos, o período de incubação médio foi de 4,8 dias (com intervalo de confiança de 95% de 4,2 a 5,4 dias).

Pergunta: Quais são os sintomas que a criança apresenta?
Resposta: Os sintomas são os comuns de resfriado, como febre, coriza, dor de ouvido, dor de garganta, e dor de cabeça, mas também podem ocorrer aumento da frequência respiratória, sibilos e pneumonia. Os sintomas gastrointestinais como vômitos e diarreia podem ocorrer em até 57% dos casos, sendo mais comuns em crianças do que em adultos.
Na China 10% das crianças eram assintomáticas, 40% a 50% tinham febre e a mortalidade foi 0%.

Pergunta: Como proteger as crianças da infecção por COVID-19?
Resposta: Este é um bom momento para ensinar as crianças a fazerem as mesmas coisas que todos devem fazer para se manterem saudáveis:
− Lavar as mãos com frequência usando água e sabão em quantidade suficiente e de maneira adequada (entre os dedos, palma e dorso das mãos, esfregar as unhas, estendendo a lavação até os punhos) ou, caso não seja possível lavar as mãos em algumas situações, utilizar desinfetante a base de álcool gel;
− Evitar contato com pessoas doentes (que estejam com algum sintoma como tosse, espirros ou febre);
− Limpar e desinfetar diariamente as superfícies de toque frequente nas áreas comuns da casa (por exemplo, mesas, cadeiras de encosto alto, maçanetas, interruptores de luz, controles remotos, banheiros, pias);
− Lavar objetos e brinquedos, incluindo os de pelúcia laváveis.

Pergunta: As crianças devem usar máscaras?
Resposta: Não. Se a criança estiver saudável, não há necessidade de usar máscara facial.
Somente as pessoas que apresentam sintomas de doença ou que prestam assistência àqueles doentes devem usar máscaras.

Referências:
− Novo Coronavírus (COVID-19), Documento Científico, fevereiro de 2020. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Infectologia. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22340d-DocCientifico_-_Novo_coronavirus.pdf. Acessado em 17/03/2020.

− Coronavirus Disease-2019 (COVID-19) and Children. Frequently Asked Questions and Answers. Centers for Diseases Control and Prevention. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prepare/children-faq.html. Acessado em 17/03/2020.

− Zimmermann P & Curtis N. Coronavirus Infections in Children Including COVID19. An Overview of the Epidemiology, Clinical Features, Diagnosis, Treatment and Prevention Options in Children. Pediatr Infect Dis J. Mar 2020.

− Qifang Bi, Yongsheng Wu, Shujiang Mei, Chenfei Ye, Xuan Zou, Zhen Zhang et al. Epidemiology and Transmission of COVID-19 in Shenzhen China: Analysis of 391 cases and 1,286 of their close contacts. MedRxiv. Mar 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1101/2020.03.03.20028423. Acessado em 17/03/2020.