Estudo gaúcho mapeia atraso no desenvolvimento infantil e mais …

 

 Estudo gaúcho mapeia atraso no desenvolvimento infantil

 

Por Cláudia Collucci – 14 de novembro de2014

 

Uma em cada cinco crianças tem algum tipo de atraso no desenvolvimento infantil por problemas na gestação ou nos primeiros meses de vida, segundo estudo da Universidade Federal de Pelotas (RS) com 3.000 bebês da região.

 

O problema engloba atrasos motores, na fala, no crescimento e na aprendizagem.

 

Os pesquisadores gaúchos acompanharam bebês nascidos em 1982, 1993 e 2004. Na última década, a taxa de crianças de um ano com atraso no desenvolvimento passou de 37,1% para 21,4%.

“Mas, mesmo com a queda, os números são preocupantes”, diz Alicia Matijasevich, professora da USP e uma das autoras do estudo.

 

Leia mais

 

Falta de informação sobre o diabetes continua a agravar a doença no país

 

Dados do Ministério da Saúde revelaram que o percentual de pessoas com diabetes passou de 5,5% em 2006 para 6,9% em 2013

 

Por France Presse – 14 de novembro de 2014

 

A falta de informação sobre o diabetes continua a ser uma agravante da doença no país. É o que médicos alertam no Dia Mundial do Diabetes celebrado nesta sexta-feira (14/11). O diretor científico da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Vasco Lauria, disse que mesmo com campanhas, internet e outros meios de comunicação, ainda há muitos pacientes que descobrem ter a doença em estágio avançado.

“Evoluímos muito no acesso à informação e à conscientização, mas ainda temos muitos pacientes que chegam pela primeira vez [no consultório] e não sabem da gravidade da doença, muitos sequer sabem que têm a doença. Aparecem com ferida no pé ou uma infecção e aí fica difícil salvar o membro do paciente”, comentou ele.

 

Leia mais

Cepal estima em quase 30% latino-americanas que são mães adolescentes

 

Gravidez na adolescência “fomenta a reprodução intergeracional da pobreza” e “compromete a autonomia das mulheres para empreender seus projetos de vida”, afirma Cepal

 

Por France Presse – 13de novembro de 2014

 

Vinte e oito por cento das mulheres na América Latina foram mães antes dos 20 anos, tornando esta a segunda região do mundo com maior fecundidade na adolescência, atrás apenas da África subsaariana, revelou um estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), divulgado nesta quinta-feira (13/11).

A América Latina também é a segunda região do mundo onde menos diminuiu a maternidade infantil nos últimos 20 anos (-12,9%), sobretudo levando em conta os baixos níveis de fecundidade total dos países e seus avanços em educação e saúde. A taxa de fecundidade entre menores de 20 anos caiu de 32% no ano 2000 para 28% em 2010, um nível similar ao de 1990 (29%), segundo o estudo, intitulado “A reprodução na adolescência e suas desigualdades na América Latina”.

 

Leia mais

 

Novo anticoncepcional será vendido a um dólar em 69 países pobres

 

Mais de 200 milhões de mulheres de países em desenvolvimento não têm acesso a métodos anticonceptivos quando querem

 

Por France Presse – 13 de novembro de 2014

Um novo anticoncepcional estará disponível em breve por um dólar a única dose em 69 dos países mais pobres de África, Ásia e América Latina, anunciaram nesta quinta-feira (13/11) a Fundação Bill e Melinda Gates e o laboratório Pfizer, responsável por sua fabricação.

Leia mais

 

Homem com leucemia entra em remissão após ser tratado com vírus da Aids

 

Paciente diagnosticado com tipo agudo do câncer usou terapia experimental que aproveita a capacidade do HIV de inserir novos genes em células de imunidade

 

13 de novembro de 2014
Um homem que sofre com uma leucemia agressiva está agora em remissão após médicos usarem o vírus HIV para alvejar e matar células cancerígenas.

Marshall Jensen foi diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda, um câncer das células brancas do sangue, logo depois de se casar em 2012.

Jensen, 30, e sua família deixaram sua casa em Utah e passaram os dois anos seguintes viajando pelos Estados Unidos em busca de um tratamento que poderia lutar contra o câncer, a emissora KSL relata.

 

Na Filadélfia, Jensen ficou sabendo de um tratamento raro, experimental, aproveitando da capacidade HIV vírus para inserir novos genes nas células T do paciente, a fim de matar o câncer de outra forma incurável.

 

Leia mais

Médicos suspendem atendimento a dez operadoras de planos de saúde em São Paulo

 

Paralisação será realizada na sexta-feira e irá afetar apenas consultas eletivas

 

Por Fabiana Cambricoli – 13 de novembro 2014

 

Os médicos do Estado de São Paulo vão suspender nesta sexta-feira, 14, o atendimento a clientes de dez operadoras de planos de saúde. A paralisação vai afetar apenas as consultas eletivas. Os atendimentos de urgência, as cirurgias e os exames agendados serão realizados normalmente.

 

De acordo com Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), a ação tem como objetivo sensibilizar as operadoras a oferecerem melhores remunerações aos profissionais que atendem convênios médicos. “Os valores que recebemos não foram reajustados ao longo dos anos de acordo com a inflação. No caso das cirurgias, estamos recebendo apenas 50% do valor adequado”, diz ele.

 

Leia mais

 

 

Assessoria de Comunicação da SBP
Tel: 55 21 2256-6856
Contato geral da sede: 55 21 2548-1999 – r/ 33 e 48
Fax:55 21 2547-3567
imprensa@sbp.com.br