O Dia Nacional de Conscientização e Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, celebrado em 18 de setembro no Brasil, é uma oportunidade para educar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Nesse contexto, o DC de Hematologia e Oncologia da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), em parceria com Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (AVOS), realizou no dia 21 de setembro na Unidade Ambulatorial do HIJG atividades educativas para os pais e avaliação oftalmológica para crianças até 5 anos de idade, visando o diagnóstico precoce da doença.
O retinoblastoma é a neoplasia maligna intraocular mais comum em crianças, representando cerca de 4% de todos os cânceres infantis. A leucocoria, conhecida como “reflexo do olho de gato”, é o sinal mais comum, seguida por estrabismo. Em estágios mais avançados, podem ocorrer inflamação ocular e proptose (protrusão do globo ocular). Outros sinais e sintomas incluem diminuição da visão, heterocromia, dor ocular, irritabilidade e sinais de glaucoma secundário.
O prognóstico do retinoblastoma depende essencialmente do estádio em que é realizado o diagnóstico. Considerando que o principal fator de mau prognóstico no retinoblastoma é o diagnóstico tardio, as campanhas de conscientização são essenciais para aumentar o reconhecimento precoce dos sinais/sintomas dessa neoplasia maligna e garantir o encaminhamento e o tratamento oportunos.