Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Muitas vezes no atendimento pediátrico percebemos sinais de alerta físicos e emocionais que trazem a suspeita de que uma criança ou adolescente esteja sendo vítima de abuso sexual. Nem sempre eles vão trazer o assunto, por vergonha, culpa ou medo, justamente por ser o ambiente da residência o local onde mais frequentemente acontecem as violências, impetradas por pessoas do convívio familiar. Isso acaba contribuindo para o silêncio, a subnotificação e a continuidade da violência. Como profissionais de saúde e agentes de proteção da infância, temos a obrigação legal de realizar a notificação dos casos suspeitos à vigilância epidemiológica e ao conselho tutelar do município.
O maio laranja é um mês dedicado ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e 18/05 é o dia nacional desta campanha 🧡.
Por isso preparamos um webinar disponível no site e youtube da SCP (www.scp.org.br) onde os pediatras podem encontrar as principais informações a respeito da epidemiologia dos casos em Santa Catarina, bem como as orientações necessárias para o correto preenchimento e encaminhamento da ficha de notificação aos órgãos competentes.
A Sociedade Catarinense de Pediatria é parceira na luta pela infância protegida.
.
#maiolaranja
#18demaio
#façabonito
#pediatria
#sociedadecatarinensedepediatria