Dia 09 de junho – Dia Nacional da Imunização

O Dia Nacional da Imunização é comemorado no dia 9 de junho e tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, não só pela proteção individual obtida, mas também pelo impacto coletivo desta prática.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a interrupção na vacinação, mesmo que por um breve período, pode aumentar a probabilidade de surtos e o número de indivíduos suscetíveis à doenças como sarampo, meningite, pneumonia e coqueluche.

É inquestionável a importância de se manter um calendário vacinal atualizado na faixa etária pediátrica. Mas e você pediatra, está com suas vacinas em dia?

Todo profissional da saúde deve ter seu calendário vacinal atualizado, com o intuito de protegê-lo contra doenças imunopreveníveis, em função de sua maior exposição, e também evitar a transmissão de doenças para os pacientes. O pediatra, ao manter seu calendário de vacinação atualizado, além da proteção individual, dá exemplo de conduta a ser seguida por aqueles que são por ele atendidos.

Você conhece as vacinas indicadas especificamente para o pediatra? Para saber mais acesse o documento elaborado pelo Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria: www.sbp.com.br/campanhas/campanha/cid/vacina-pediatra/

 

Fonte. Campanha da Sociedade Brasileira de Pediatra: Eu Pediatra estou vacinado(a) e você?