Dia 06 de junho – Dia Nacional de luta contra a queimadura

Dos acidentes mais prevalentes em todas as idades, um dos mais agressivos sem dúvida nenhuma são as queimaduras, esta causa importante de morte não intencional, também é responsável por causar sequelas permanentes em milhares de pessoas todos os anos. Na maioria das vezes o tratamento das feridas causadas pelas queimaduras é dolorido e demorado, causando traumas físicos e psicológicos para toda a vida.

Estima-se que no Brasil um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras por ano. Destes, 40% são crianças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 320 mil crianças morrem todos os anos em consequência de queimaduras e grande parte delas já haviam apresentado um episódio de queimadura anterior.

Por este motivo a Sociedade Brasileira de Queimaduras lançou a campanha Junho Laranja, uma importante bandeira a ser levantada também pelos pediatras, uma vez que a maioria destes acidentes acontece em casa.

Os pediatras devem desempenhar um papel importante na prevenção de queimaduras, educando os pais e profissionais da área da saúde as medidas preventivas que são simples e muito eficazes na sua prevenção.

Texto elaborado pela Dra. Luciana Hammes e Dra Bruna Zago, presidente e membro do Departamento de Segurança Infantil da SCP