Pediatria em 3 anos – Por quê?

pediatria.fw

A Sociedade Catarinense de Pediatria realizou o simpósio “Pediatria em 3 anos – Por quê?”, reunindo pediatras e residentes do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) e o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC).

O evento aconteceu no dia 08 de maio, no Auditório do HIJG, em parceria com o Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti, Coordenadoria de Residência Médica. Os principais palestrantes da programação foram os médicos Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, e Dioclécio Campos Junior, ex-secretário da Criança do Distrito Federal e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Os debates versaram sobre a visão da SBP e do Ministério de Educação e Cultura (MEC) a respeito da ampliação do tempo de residência em Pediatra. O tema foi amplamente discutido entre os presentes, com mesas moderadas pelos pediatras catarinenses Denise Bousfield da Silva e Sônia Ferraz.

Para falar sobre o novo currículo, os novos desafios e as novas possibilidades geradas pela mudança no tempo da residência, foram convidadas as médicas Jucélia Maria Guedert (HU-UFSC) e Maria Cristina de Souza Neto (HIJG).

Para finalizar, a pediatra Maria Marlene de Souza Pires ministrou palestra sobre “Pediatria – novos tempos desafios futuros”.

Fonte: Boletim SCP – junho 2015