15 de fevereiro marca o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, uma data que reforça a importância da atenção, da informação e do diagnóstico precoce.
O câncer infantil é um dos maiores desafios da saúde pública no Brasil e já é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes. Estima-se que quase 8 mil novos casos sejam diagnosticados todos os anos no país, entre crianças e jovens de 0 a 19 anos.
Em Santa Catarina, os cânceres infantis correspondem de 1% a 3% de todos os diagnósticos de câncer. Apesar dos avanços, o diagnóstico precoce ainda é determinante para ampliar as chances de cura. No Brasil, a sobrevida média é de 64%. Na região Sul, chega a 75%. No Hospital Infantil Joana de Gusmão, referência em oncologia pediátrica no estado, esse índice alcançou 81,4%.
As leucemias são o tipo de câncer mais frequente na infância, seguidas pelos tumores do sistema nervoso central e pelos linfomas. Sinais persistentes como cansaço excessivo, palidez, febre prolongada, dores ósseas, manchas roxas ou sangramentos não devem ser ignorados. Diante desses sintomas, procurar o pediatra é fundamental.
A Sociedade Catarinense de Pediatria reforça que toda criança tem direito a um pediatra e que informação, diagnóstico precoce e acesso ao cuidado especializado salvam vidas.
===
SOCIEDADE CATARINENSE DE PEDIATRIA
Toda criança tem direito a um Pediatra
☎️ (48) 3231-0344 | 📲 (48) 99117- 4890
⏱️ Segunda a sexta-feira das 13 às 18h
📩 scp@scp.org.br
🔗 scp.org.br | https://linktr.ee/sociedadecatarinensepediatria
📍 Rodovia SC 401 km 04, 3854 – Florianópolis – SC
