Pediatra Catarinense é eleita para a Academia Brasileira de Pediatria

É com grande orgulho que a Sociedade Catarinense de Pediatria informa a eleição da Dra. Maria Marlene de Souza Pires como Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Pediatria (ABP).

A ABP representa um segmento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) de extrema importância, honrando os pediatras que desempenham um importante papel para a pediatria e sociedade.

Dra. Maria Marlene é reconhecida por sua intensa atuação e amor incondicional à pediatria. Responsável por inúmeras realizações durante sua trajetória profissional e acadêmica, realizou projetos com repercussão nacional. A pediatra já recebeu diversas homenagens e premiações em reconhecimento ao seu trabalho.

É autora de diversas publicações em manuais e capítulos de livros, incluindo o Tratado de Pediatria. Foi responsável pela implantação do Serviço de Nutrologia Pediátrica no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Auxiliou na construção e Implantação da Residência de Pediatria no HU-UFSC, e da residência de Nutrologia Pediátrica do HIJG. Desempenhou múltiplas vezes o papel de membro do Departamento Científico de Nutrologia e Terapia Nutricional da SCP e SBP.
Participou da construção e implantação do programa inédito no país com repercussão nacional: fórmulas Infantis, destinado a crianças com alergia alimentar.Teve participação na construção da Caderneta de Saúde da Criança e do Adolescente do Programa Capital Criança da Prefeitura Municipal de Florianópolis, na implantação do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN), na construção e implantação do projeto de Notificação Compulsória da Desnutrição.

Atualmente, é professora titular do Departamento de Pediatria da UFSC, do Programa de Pós-graduação de Ciências Médicas, Coordenadora do Laboratório de Metabologia e Nutrologia da UFSC (MENULab), e Pesquisadora no pLaboratório de Estatística Aplicada (UFSC), na área de Sistemas Inteligentes Aplicados à Área Médica.

Com este extenso currículo, Dra. Maria Marlene integra junto com Dr. Nelson Grisard o quadro de pediatras catarinenses que são membros titulares da Academia Brasileira de Pediatria e que muito orgulham e inspiram a atividade dos pediatras catarinenses.