Informações Gerais – CVM

Curso de Ventilação Mecânica – Início

 

1. Introdução

 O médico, o enfermeiro e o fisioterapeuta que atuam na área de neonatologia têm a responsabilidade de ampliar e atualizar seus conhecimentos técnico-científicos em benefício do RN, da instituição em que desenvolve suas atividades e de sua própria pessoa como profissional. O Curso Teórico-Prático de Ventilação Mecânica em Neonatologia oferece aos profissionais que atuam na UTI Neonatal e em UTI Pediátrica a oportunidade de atualizar e desenvolver os processos inerentes à sua atividade relacionados à ventilação mecânica e manual em recém-nascidos e, em particular, em prematuros.

2. Objetivos

Treinar os princípios da ventilação mecânica e manual, suas complicações e ramificações com aulas teóricas e estações práticas, focando na segurança do RN, em particular do prematuro.

 

3. Público alvo

Médicos neonatologistas, enfermeiros e fisioterapeutas que trabalhem na UTI Neonatal e em UTI Pediátrica.

 

4. Corpo Docente

Dr. Celso Moura Rebello

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutorado em Medicina (Pediatria), desenvolvido na Universidade da Califórnia (UCLA) e defendido na Universidade de São Paulo (1998). Atualmente exerce as atividades de Médico Pesquisador do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e médico neonatologista do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo, função e uso terapêutico do surfactante pulmonar; ventilação mecânica do recém-nascido.

Dr. João Cesar Lyra

  • Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista (1991), mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Ciências (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Disciplina de Neonatologia do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Tem experiência na área de Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças respiratórias do RN, surfactante pulmonar e prognóstico de RN.

Dra. Renata Suman Mascaretti

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é médica neonatologista da Maternidade Pro Matre Paulista. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neonatologia.

Dra. Marta Maria Galli Bozzo Mataloun

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: recém-nascidos, nutrição neonatal, displasia broncopulmonar.

 

5. Estratégia de Treinamento

–  Apostila para consulta prévia com o conteúdo das aulas

– Aplicação de pré teste

– Aulas expositivas (6)

–  Estações práticas (4)

– Aplicação de pós teste

– Discussão das respostas e avaliação do curso.

 

6. Carga Horária: 8 horas

 

7. Número de vagas: 44