XIV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica

O câncer em crianças

No Brasil, o câncer é a primeira causa de morte por doença de crianças, deixando para trás as estatísticas de mortalidade por doenças infecciosas.

O câncer em crianças é uma doença genética adquirida (não necessariamente hereditária) e, quando diagnosticado e tratado precocemente, tem um elevado índice de cura, na faixa dos 70%, graças ao contínuo avanço do conhecimento científico na área.

Desafio do Diagnóstico Precoce

Fazer com que estes novos avanços do conhecimento cheguem aos profissionais que fazem atenção em saúde infantil é o nosso desafio já que os sinais e sintomas que possam sugerir a doença podem passar despercebidos, para o observador menos treinado, o que vai impactar diretamente as possibilidades de cura. O câncer é uma doença grave, aguda, mortal e o seu enfrentamento demanda a integração dos diferentes níveis de atenção à saúde além de uma atenção multidisciplinar. É essencial que as equipes que fazem o atendimento primário e secundário sejam treinadas e atualizadas constantemente, sobre os mais recentes avanços científicos e estejam cônscios de suas responsabilidades em suspeitar do câncer, que o diagnóstico seja feito em tempo hábil, que as mesmas tenham acesso aos meios diagnósticos e o tratamento adequado nos centros de atendimento terciário. O Alinhamento deste continum de cuidado e fundamental para que sejam garantidas as chances de cura que a experiência internacional nos aponta ..

Neste contexto, destaca-se a importância de realizar o Congresso de Oncologia Pediátrica. O congresso é uma oportunidade única de congregar os principais pesquisadores em oncologia pediátrica, que compartilham e discutem o estado da arte do conhecimento em oncologia pediátrica, com os profissionais da saúde. Com a imersão durante três dias neste ambiente de efervescência científica, os médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde de toda a rede pública e privada, poderão se atualizar sobre os avanços e novas estratégias para diagnosticar e tratar crianças com câncer e, imediatamente estarão melhor preparados para salvar vidas.

É desejável, portanto, que um grande número de profissionais de saúde da rede pública e privada possa participar do congresso, que terá uma programação densa, multidisciplinar e cientificamente relevante .

Sobre o Congresso
Este Congresso, organizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), é o maior e mais importante encontro de toda a comunidade médica, multiprofissional e científica envolvidos na pesquisa, no diagnóstico e no atendimento à criança com câncer. Terá o apoio do Ministério da Saúde – Decit e do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, e do Instituto Nacional do Câncer – INCA.

Já confirmados vários nomes internacionais como os professores Martin Stanula ( Alemanha) Carlos Rodriguez- Galindo( EUA), Raul Ribeiro ( EUA), Filippo Spreafico (Italia), Najat Daw (EUA), Mark Kieran (EUA), e Milena Villaroel ( Chile).

Com mais de um quarto de século de serviços prestados às crianças e adolescentes do Brasil, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) vem desempenhando um papel decisivo de zelar pela prática profissional da especialidade, envolvendo-se na qualificação dos profissionais de saúde, na organização de redes de atendimento e na qualidade e difusão de conhecimento e informações.

Não obstante os inegáveis avanços, a oncologia pediátrica mundial identifica os principais desafios para o século XXI: trazer a pesquisa para a prática clínica, na capacidade diagnóstica, na identificação de subgrupos biologicamente distintos de uma mesma doença, na incorporação dos novos biomarcadores nas estratificações de risco, na incorporação de novas terapias e na necessidade crescente de consórcios e colaborações em pesquisa clínica e translacional. Por isto, esse será o tema central do evento.

O evento está organizado de forma a integrar
1) Programação cientifica médica oncológica, a cirurgia pediátrica oncológica, simpósio multidisciplinar (psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais), simpósio de enfermagem, simpósio de farmácia oncológica e pesquisadores ;

2) Programação educativa onde está estruturado curso para qualificação dos profissionais de atenção básica, multiplicadores do conhecimento sobre diagnóstico – precoce do câncer na infância, estratégia central e inicial para melhora da sobrevida, complementado pela orientação e responsabilização dos gestores locais para organizar fluxos, estabelecimento de referências e construção de redes, tendo como público alvo: pediatras generalistas, médicos e outros profissionais dos programas de saúde da família, estudantes graduandos da área de saúde e residentes de pediatria e enfermagem;

3) Programa educacional para o jovem oncologista e pesquisadores: com curso de Genética molecular para o oncologista, urgências em oncologia pediátrica imunização no paciente com câncer; Pesquisa clinica/ Boas praticas clinicas;

4) Espaço para fórum de discussão e apresentação das características estruturais de capacidade instalada e recursos humanos especializados em Oncologia Pediátrica nas varias regiões, dos desafios do Brasil para qualificação de seus serviços garantia de acessibilidade e incorporação de novas tecnologias no âmbito da realidade do Sistema Único de Saúde Brasileiro.

Mais informações: www.sobope2014.com.br