Você sabia que uma criança com peso normal ou até elevado pode também ter má-nutrição?


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A má-nutrição engloba a desnutrição, o excesso de peso e a deficiência de micronutrientes, conhecida como fome oculta! Estima-se que cerca de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo não tenham acesso rotineiro aos alimentos saudáveis e 2 bilhões apresentam deficiência de micronutrientes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Infelizmente, alimentos saudáveis são, em média, 5 vezes mais caros do que alimentos ultraprocessados, que são alimentos ricos em gordura, açúcar, sal e calorias, e pobres em micronutrientes. O consumo rotineiro destes alimentos está associado à deficiênciade micronutrientes e excesso de peso e, a longo prazo, ao desenvolvimento de doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A fome oculta é a carência nutricional que “não vemos”, mas que traz grandes riscos para a criança, principalmente nos primeiros anos de vida. Deficiência de ferro, zinco, vitamina A, vitamina D, entre outros micronutrientes, estão relacionadas ao comprometimento do desenvolvimento neuropsicomotor, anemia, alterações do desenvolvimento ósseo, falência do crescimento e maior risco do desenvolvimento de várias outras doenças na vida adulta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O pediatra tem papel fundamental na promoção da alimentação saudável e completa, assim como na monitorização do crescimento e desenvolvimento da criança nas consultas de puericultura. Ao identificar situações de risco nutricional, o pediatra orientará a família e, se necessário, solicitará exames e prescreverá o tratamento adequado, prevenindo futuros agravos para a criança.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Texto elaborado pela presidente do DC de Suporte Nutricional da SCP, Dra. Monica Lisboa Chang Wahys e pela presidente do DC de Nutrologia da SCP, Dra. Ana Paula Aragão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#pediatria #medicina #pediatra #saude #medico #medica #scp #cuidado #nutricao #nutrologia #nutricaoinfantil #desnutrição #florianopolis #sc #falapediatra #sociedadebrasileiradepediatria @pediatriaparafamilias
https://www.instagram.com/p/CTNMksrLovQ/?utm_medium=share_sheet