Médicos Sem Fronteiras testarão três tratamentos contra ebola em dezembro na África

 

Médicos Sem Fronteiras testarão três tratamentos contra ebola em dezembro na África 

Resultados poderão sair já em fevereiro do ano que vem

 

13 de novembro de 2014
A organização Médico Sem Fronteiras (MSF) anunciou que vai começar a testar três novos tratamentos contra o ebola a partir de dezembro na África Ocidental. São projetos de pesquisa separados, que devem ser postos em prática em locais diferentes da área mais afetada pelo vírus no continente.

Um dos estudos envolve o uso de sangue de pacientes recuperados de ebola para tratar pessoas doentes na capital guineense Conakry. Outras duas drogas antivirais serão testadas na Guiné e em outro local ainda não confirmado.

Leia mais

 

Justiça obriga plano de saúde a pagar fertilização até mulher engravidar 

Por Giovanna Balogh – 13 de novembro de 2014 

 

Uma técnica de enfermagem de 42 anos conseguiu na Justiça que o seu plano de saúde pague quantas inseminações artificiais forem necessárias até ela engravidar. Outras decisões judiciais sobre o mesmo tema estipulavam até três tentativas.

 

A decisão, que está sob segredo de Justiça, determina que pré-natal e parto sejam acompanhados pelo médico que fará a fertilização in vitro.

 

Em outras ações, a mulher normalmente é acompanhada por qualquer obstetra que já atenda pelo plano, segundo a especialista em direito em saúde Adriana Leocádio, da ONG Portal da Saúde, que ingressou com a ação.

Leia mais

Agência afirma que planos de saúde cobrem tratamento de infertilidade 

13 de novembro 2014 

 

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) diz que vários procedimentos que possibilitam diagnosticar e tratar a infertilidade são cobertos pelos planos de saúde.

 

Afirma ainda que segue a lei 9.656/98, que exclui a inseminação da coberturas.

 

A agência diz que a lei 11.935 incluiu o planejamento familiar como cobertura obrigatória. Explica, porém, que entende esse conceito na “perspectiva dos direitos sexuais reprodutivos”.

 

Leia mais

 

Senado aprova projeto que obriga indicação em rótulos de alimentos sobre presença de lactose 

Proposta segue agora para ser analisada pela Câmara dos Deputados

 

Por Chico de Gois – 12 de novembro de 2014
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, projeto de lei terminativo que determina que os rótulos dos alimentos que contêm lactose devem trazer a indicação da presença da substância. O projeto é de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) e agora segue para a Câmara. Se aprovado por aquela Casa, as empresas terão um prazo de 180 dias para se adequar às novas normas.

 

Bauer argumentou, em sua proposta, que a intolerância à lactose é determinada geneticamente e tem incidência variável de acordo com a etnia. Segundo um estudo que apresentou, essa realidade apresenta-se em menor escala entre os brancos europeus (3%), mas é mediamente elevada nos países do norte da África, América Central, Índia e Oriente Médio (50%) e muito elevada nos povos africanos, afro-caribenhos, sulamericanos e nas populações do leste e sudeste asiático (90%). Entre os brasileiros, essa incidência atinge, segundo Bauer, entre 45% e 71% da população.
Leia mais

 

 

Assessoria de Comunicação da SBP
Tel: 55 21 2256-6856
Contato geral da sede: 55 21 2548-1999 – r/ 33 e 48
Fax:55 21 2547-3567
imprensa@sbp.com.br

Psiquiatras e pediatras elaboram cartilha para antecipar diagnóstico de transtornos de comportamento na infância 

Parceria pretende aumentar número de profissionais capacitados a identificar autismo e TDAH nos primeiros anos de vida da criança

 

Por Viviane Nogueira – 12 de novembro de 2014
Psiquiatras e pediatras estão começando a elaborar uma cartilha para médicos, com o objetivo de tornar cada vez mais precoce o diagnóstico de transtornos de comportamento como autismo e déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na infância. O pontapé inicial foi dado em janeiro, com a assinatura de parceria entre as associações das duas especialidades. No mês que vem, o II Congresso e IX Simpósio Brasileiro de Psiquiatria da Infância e Adolescência, que acontece dias 5 e 6 de dezembro no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Rua Visconde de Silva, 52, Botafogo), pretende estreitar ainda mais esses laços.

 

— Temos 15 mil pediatras no Brasil e 300 psiquiatras da infância e adolescência. Se conseguirmos capacitar 10% dos pediatras, já teremos muito mais profissionais em comparação com o que temos hoje — calcula o psiquiatra Fábio Barbirato, coordenador do departamento de Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia.

 

O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo, acredita que a detecção precoce, além de ajudar a acabar com o preconceito em relação aos doentes, ajudará os pediatras no dia a dia.
Leia mais