Dia 26 de junho – Dia Internacional do Combate as Drogas

O dia 26 de junho foi estabelecido como o Dia Internacional do Combate as Drogas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e foi criada para enfatizar a necessidade de combater os problemas sociais, além de planejar ações de combate à dependência de drogas.

A adolescência é marcada por franca remodelação cerebral, tornando-se o período de maior vulnerabilidade para o uso abusivo de drogas, e o álcool é a substância de maior preocupação entre crianças e adolescentes. Os últimos levantamentos no Brasil mostram que o uso indevido de álcool consiste na segunda causa de morte na população adolescente.

Os fatores de risco mais relacionados ao aumento do uso abusivo de álcool na adolescência são: absenteísmo escolar, falta de acolhimento e de limites dos pais, tolerância social a quadros de embriaguez dos jovens, juntamente com a violência doméstica gerando um ambiente agressivo ao jovem.

O combate eficaz ao consumo de drogas (lícitas ou não) passa obrigatoriamente pelos consultórios pediátricos, e os pediatras realizam o aconselhamento durante a consulta. A abordagem do uso abusivo e indevido, favorece a intervenção preventiva e terapêutica mais precoce evitando consequências indesejadas como a evolução para uma dependência das substâncias.

Conheça as MEDIDAS PARA PREVENÇÃO DE DROGAS sugeridas pela SCP aos pais, segundo a Dra. Gianny Cesconetto, presidente do Departamento Científico de Adolescência, e a Dra. Fabíola Cremonese, presidente do Departamento de Toxicologia.