A Sociedade Catarinense de Pediatria junto do Departamento de Adolescência da SCP deseja prevenir o consumo de álcool pelas pessoas jovens

A Sociedade Catarinense de Pediatria junto do Departamento de Adolescência da SCP deseja prevenir o consumo de álcool pelas pessoas jovens.

O estilo de vida das pessoas e as relações sociais, são frequentemente perpassados pelo consumo de bebida alcoólica, mais frequentemente  relacionado a momentos prazerosos e de satisfação. Mas, também o ato de beber surge da expectativa das pessoas de que a bebida alivia o humor negativo e gera um estado de calma e relaxamento e, assim se busca consumir bebidas alcoólicas intencionalmente para diminuir a infelicidade.

No nosso país a prevalência média do uso atual de álcool entre adolescentes brasileiros é de aproximadamente 35% com idades que variam de 10 a 19 anos. Já entre universitários de 19 a 25 anos ocorre a adoção do consumo abusivo com uma tendência a assumir comportamentosde risco, como sexo com múltiplos parceiros.

Através do levantamento do CISA – panorama 2022, se observou que as pessoas que fazem uso do tipo moderado exercem o controle do próprio  consumo de forma mais eficaz, e também assumem a função de censurar o consumo abusivo de pessoas próximas.
Desta forma, para modificar a realidade e os comportamentos de risco entre os jovens é importante que, tanto a sociedade quanto às famílias,  busquem apenas o uso de forma moderada.

Texto elaborado pela Dra. Gianny Cesconetto, presidente do DC de Adolescência da SCP.

 

Assista o vídeo