Você sabia que criança também tem Psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória crônica, recorrente, com alta incidência familiar na infância. As principais formas clínicas desta dermatose na infância são:

Área da fralda – faz diagnóstico diferencial com a dermatite da área da fralda e ocorre em crianças com até dois anos de idade. As lesões apresentam eritema mais claro e mais brilhante, bordas bem delimitadas e envolvimento das dobras inguinais.

Em placas – pápulas e placas eritematosas, bem delimitadas, de tamanhos variados com descamação prateada, simétrica. Mãos, pés, genitália, áreas flexurais e periumbilical são comuns em crianças.

Ungueal – faz diagnóstico diferencial com as onicomicoses. O aspecto mais frequente é de depressões cupuliformes.

Couro cabeludo – escamas brancas, aderentes e espessas ao redor dos folículos pilosos com leve eritema.

Gutata – aparece de forma abrupta e é precedido, geralmente, por uma infecção estreptocócica. Lesões papulosas de até 1cm de diâmetro dispostas simetricamente em toda a superfície corpórea, predominando no tronco e na raiz dos membros.

Apesar de não existir um tratamento efetivo, a realização do diagnóstico precoce é de suma importância para melhor eficácia da terapêutica amenizando assim consequências físicas e emocionais da doença.

Texto elaborado pela Dra. Andrea Gisele Simoni e Dra. Marice El Achkar Mello, membro e Presidente do DC de Dermatologia da SCP respectivamente.