Curso PALS 2018

Curso PALS 2018

curso-pals-cabecalho

CURSO SUPORTE AVANÇADO DE VIDA EM PEDIATRIA (SAVP)
Pediatric Advanced Life Support  (PALS)
2018

Histórico e Descrição do Curso

O curso Suporte Avançado de Vida em Pediatria (Pediatric Advanced Life Support – PALS) é um curso teórico-prático destinado à médicos, enfermeiros e alunos do 6°anos do curso de Medicina com o objetivo de capacitá-los no atendimento de crianças vítimas de trauma ou de situações clínicas agudas graves. Foi introduzido no Brasil e é monitorado pela AHA, tendo sido aprovado e consagrado nos EUA desde a década de 1990. Os conceitos do curso foram elaborados para uso em todas as fases de reanimação, estabilização e transporte, para emergência e urgências em ambientes intra ou extra-hospitalar.

Em 1997, o curso PALS foi introduzido no Brasil através da SBC / Funcor. Quando da realização do curso de instrutores da SBP, em novembro de 1998, junto ao Hospital Albert Einstein, tivemos a supervisão do Dr. Nadkarni, então presidente do Subcomitê de Ressuscitação em Pediatria da AHA. Os pólos de treinamento para o curso PALS foram oficialmente implantados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em dezembro de 1999, ainda que algumas filiadas já estivessem por iniciativa própria, realizando curso junto à Funcor. Através da parceria com a Jassen-Cilag (Tylenol®), a SBP adquiriu os manequins e equipamentos indispensáveis para a realização dos cursos e formou, inicialmente, oito polos de treinamento, entre eles o Pólo Catarinense, desde sempre apoiado pela Sociedade Catarinense de Pediatria.

O PALS é um curso de imersão, com vídeo-aulas e orientação dos instrutores, que utilizam uma série de estações com simulações de emergências pediátricas para reforçar a importância da abordagem sistemática na avaliação pediátrica, do suporte básico de vida, dos algoritmos de tratamento do PALS, da ressuscitação eficiente e da dinâmica de equipe.

O aluno se dedica integralmente por dois dias (20 horas totais de curso), estando sujeito às rígidas normas de horários e de atividades de grupo. Cada aluno recebe material didático, com 20 dias antes, para preparação teórica prévia para o curso. Durante os dois dias de curso, o aluno participa ativamente das atividades práticas, através de demonstrações, treinamento de habilidades práticas, simulações de cenários clínicos desafiadores que mimetizam a realidade da vida profissional.

Para receber o certificado de aprovação no curso e a certificação de SAVP provider, o aluno deve:
• participar ativamente do curso, com 100% de frequência;
• ser aprovado em 01 (uma) prova teórica, com aproveitamento de >83%;
• ser aprovado no teste de habilidade em Suporte Básico de Vida (com 1 e 2-socorristas) com DEA de lactente e crianças;
• ser aprovado em 02 (dois) casos de atendimento simulado crianças em situação de emergência/urgência com líder de equipe, fornecendo tratamento médico adequado (de acordo com sua área de atuação) e dinâmica efetiva de equipe.

Objetivos do Curso

O principal objetivo do curso PALS é melhora a qualidade do atendimento a crianças gravemente enfermas ou feridas, resultando em melhora do prognóstico, de sobrevida e de qualidade de vida após a alta hospitalar.
As simulações foram estruturadas de forma que ao final do curso PALS, o aluno aprovado estará apto a:
1. Identificar e tratar os problemas respiratórios e circulatórios que apresentam risco de PCR em crianças;
2. Aplicar uma abordagem sistemática para a avaliação do paciente pediátrico;
3. Usar os algoritmos e fluxogramas de SAVP;
4. Desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras necessárias para o atendimento de paciente pediátrico gravemente enfermo (acesso intra-ósseo, manejo de vias aéreas, tratamento de arritmias cardíacas em situações de emergência, uso de desfibriladores manuais e automáticos, de acordo com sua área de atuação profissional)
5. Demonstrar comunicação e dinâmica de equipe eficaz, bem como habilidade prática para atuar, tanto como líder, quanto como membro de uma equipe de ressuscitação.

Público Alvo

Médicos, enfermeiros e alunos de graduação em Medicina cursando o 6° ano. Em consonância com as determinações do Conselho Federal de Medicina, que reserva procedimentos de intubação oro-traqueal e desfibrilação manual como ato médico, os profissionais não-médicos inscritos poderão participar do curso, mas será solicitado o termo de ciência de que esse curso NÃO habilita esses profissionais a praticarem as habilidades ensinadas no contexto profissional.

Valor e condições de inscrição (2018)

Sócios da SCP: R$ 1.300,00 | Não sócios: R$ 1.500,00
*Pagamento à vista. Deverá ser efetuado via depósito bancário para:
Sociedade Catarinense de Pediatria – CNPJ 83.801.688/0001-36
Banco UNICRED 087 | Agência 1101-0 | Conta Corrente 5764-9

• Sua inscrição estará garantida somente após a confirmação do depósito na conta da SCP e envio da Ficha inscrição PALS 2017 preenchida (envio para o e-mail: scp@scp.org.br), junto com comprovante de conclusão de curso (CRM ou COREN) ou comprovante referente à matrícula no último ano no curso de Medicina;
• O material didático será postado para o endereço de sua preferência em até 05 dias úteis após a confirmação do pagamento da inscrição;
• Cancelamentos podem ser feitos somente até 30 dias antes da data do curso. Após esse prazo não haverá reembolso sobre qualquer pretexto;
• O não comparecimento no curso implicará a perda do valor pago. Alunos atrasados perdem a inscrição sem direito a reembolso;
• O curso PALS/ SCP realiza cursos para grupos fechados e em outras cidades do estado, com outras condições de pagamento. Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail (scp@scp.org.br) ou pelo telefone (48) 32310344 (Sociedade Catarinense de Pediatria).

Carteira de certificação
Os aprovados no curso receberão uma carteira oficial da American Heart Association com validade de dois anos.

Coordenação do pólo de SC
Dra Mariana Grimaldi

 

Cronogramas de cursos – 2018

DATA LOCAL INSCRIÇÕES
04 e 05 de maio Florianópolis Finalizado
08 e 09 de junho  a definir
10 e 11 de agosto Florianópolis
05 e 06 de outubro  a definir

Maiores informações pelo telefone (48) 3231-0344 das 14 às 18h ou E-mail scp@scp.org.br

VEJA A PROGRAMAÇÃO, clique aqui.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Dados do Curso

Turma
 04 e 05 de maio – Florianópolis

Dados do Aluno

Nome*

E-mail*

CPF*

RG*

Data de nascimento

Sexo
 Masculino Feminino

Profissão
 Médico Enfermeiro Acadêmico - 6. ano medicina

Especialidade*

Registro Profissional (CRM/COREN)

Endereço (Rua, Av.)*

Bairro*

Complemento

Município*

UF*

Cep*

Fone 1 (DDD+Num.Fone)*

Fone 2 (DDD+Num.Fone)

Condição especial de saúde*

Restrição dietética? Se sim, especifique:
 Sim Não

Comentários

Anexo documentos legíveis scaneados

Comprovante:

Carteira CRM ou COREN ou comprovante referente à matrícula no último ano no curso de Medicina

 

 

image1        logo-sbp    logoscp

Comments are closed.